Quem somos

Nós, nossa história e nossas pessoas.

O Instituto Neotropical: Pesquisa e Conservação (INPCON) é uma organização independente, sem fins lucrativos, de caráter técnico, científico, cultural e educativo, com atuação no Brasil e em outros países latino-americanos. O INPCON tem como força maior de sua representatividade civil o critério científico, a experiência e o rigor técnico de seus sócios, sendo adepto à prática de parcerias e convênios nacionais e internacionais, com indivíduos e organizações. Dentre os seus princípios e objetivos estatutários estão o planejamento, coordenação, administração e execução de projetos de pesquisa e outras iniciativas que contribuam para a conservação da diversidade biológica, o desenvolvimento socioambiental e a integração da educação e ciência na América Latina.

Missão

Gerar e aplicar o conhecimento científico e tecnológico para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento socioambiental do Brasil e de outros países latino-americanos.

Visão

Crescer viabilizando a descoberta e a difusão de novos conhecimentos direcionados às condições tropicais, incentivando a pesquisa e a integração da educação e ciência.

Nossa história

O Instituto Neotropical: Pesquisa e Conservação (INPCON) foi fundado em 2010, na cidade de Curitiba, estado do Paraná, sul do Brasil.

Desde a sua criação, tem realizado uma considerável gama de contribuições voltadas à conservação da biodiversidade, ao desenvolvimento socioambiental e à integração da ciência, educação e tecnologia.

O INPCON já planejou, coordenou, administrou e/ou executou dezenas de programas e projetos de pesquisa, extensão e inovação. Também organizou eventos nacionais e internacionais, realizou inúmeras publicações em revistas científicas, a organização e a editoração de livros e o desenvolvimento de materiais paradidáticos.

Junto à sua rede de organizações parceiras e especialistas conquistou premiações importantes no cenário nacional e internacional, como os Selos SESI ODS pelas ações desenvolvidas em prol dos ODS4 (Educação de Qualidade) e ODS15 (Vida Terrestre). Também foi indicado entre os 50 finalistas do prêmio Intercultural Innovation Award, iniciativa das Nações Unidas com o grupo BMW.

O Instituto Neotropical é reconhecido por ampliar consideravelmente a rede de comunicação entre universidades, órgãos ambientais, especialistas e estudantes. Com a finalidade de concessão de estágios a alunos de graduação e pós-graduação, possui convênio com algumas das mais importantes universidades brasileiras, contribuindo assim com a capacitação de profissionais ligados às temáticas socioambientais, de conservação, de ecologia e de inovação.

Ao longo de seus 10 anos de existência e atuação, o INPCON já obteve apoio para as suas ações (através de financiamento ou patrocínio) da Fundação Grupo Boticário, da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ Brasil) e do CNPq (em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e com o ICMBio), da Petrobras e Governo Federal.

Equipe

Especialistas nas mais variadas áreas do conhecimento (ecólogos, zoólogos, botânicos, geneticistas, educadores ambientais, informatas, comunicadores, etc.) com expressiva produção acadêmica e técnica e com ampla experiência em programas de pesquisa/extensão/inovação e também nos diferentes níveis da educação.

Gledson Vigiano Bianconi

gvbianconi@gmail.com

Gledson Vigiano Bianconi

gvbianconi@gmail.com

Ecologia da Conservação, Mastozoologia, Gestão em Pesquisa, Comunicação Científica

Biólogo, mestre em Biologia Animal e doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Seus interesses incluem a Ecologia da Conservação, a Mastozoologia, a Ecologia Química, a Gestão em Pesquisa e a Comunicação Científica. Ele realizou o seu pós-doutorado na Texas A&M University, EUA, em pesquisas focadas na conservação e na interação animal-planta. Bianconi é um dos fundadores do Instituto Neotropical e atuou como seu presidente no período de 2010 a 2015. Atualmente, ele faz parte do Conselho Científico da Instituição e é professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), liderando projetos de pesquisa e extensão.

Carlos Eduardo Conte

kadu_conte@yahoo.com.br

Carlos Eduardo Conte

kadu_conte@yahoo.com.br

Anurofauna, Conservação e Manejo da Vida Silvestre

Biólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), mestre e doutor em Biologia Animal pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Suas pesquisas incluem temas relacionados à diversidade, distribuição e conservação de anfíbios na Mata Atlântica e ecossistemas associados, tendo realizado seu pós-doutorado nesses temas na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Conte trabalha como biólogo do Criadouro Onça Pintada, atuando na reprodução e manejo de aves e mamíferos silvestres em cativeiro. Ele também é um dos fundadores do Instituto Neotropical e atualmente faz parte do Conselho Científico da Instituição.

Fabiana Rocha Mendes

fabianarochamendes@gmail.com

Fabiana Rocha Mendes

fabianarochamendes@gmail.com

Mastofauna, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, Defaunação, Educação

Bióloga, especialista em Biologia da Conservação e Manejo da Vida Selvagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), mestre em Biologia Animal e doutora em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Ela tem interesse em mamíferos de vida livre e cativeiro, Ecologia de Comunidades, Etnozoologia, Defaunação, Conservação da Biodiversidade e Educação. Fabiana desenvolve estudos ambientais com a mastofauna brasileira, principalmente mamíferos de médio e grande porte da Mata Atlântica. Ela é co-fundadora do Instituto Neotropical, tendo atuado em sua diretoria por cerca de 8 anos, atualmente na presidência.

Thomas E. Lacher, Jr.

tlacher@tamu.edu

Thomas E. Lacher, Jr.

tlacher@tamu.edu

Conservação e Ecologia, Biologia Tropical, Mastozoologia, Espécies Ameaçadas

Biólogo pela Universidade de Pittsburgh (EUA), doutorado na mesma instituição, atualmente é Professor Titular da Texas A&M University, no Departamento de Ecologia e Biologia da Conservação. Suas pesquisas incluem a Ecologia de Paisagens em relação à conservação e manejo, mudanças climáticas e impactos na biodiversidade, e avaliação do risco de extinção baseada nos critérios da Lista Vermelha da IUCN. Lacher Jr. é membro do Comitê da Lista Vermelha da IUCN, Co-Coordenador do Grupo de Especialistas de Pequenos Mamíferos da IUCN e Membro do Grupo de Especialistas sobre Mudanças Climáticas, também da IUCN. Tem interesse em melhoramento na diversidade e representação de profissionais no campo da conservação.

Arthur Angelo Bispo de Oliveira

tucobispo@gmail.com

Arthur Angelo Bispo de Oliveira

tucobispo@gmail.com

Ornitologia, Ecologia de Paisagens, Etnobiologia, Educação Ambiental

Biólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), mestre e doutor em Biologia Animal pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Realizou seu pós-doutorado na Universidade Federal de Goiás (UFG) e suas áreas de pesquisa incluem a Ornitologia e a Ecologia de Paisagens. Arthur também trabalha na educação intercultural indígena na área de Etnobiologia e Educação Ambiental. Arthur é co-fundador do Instituto Neotropical, tendo atuado em sua diretoria por cerca de 6 anos; atualmente é professor de Ciências da Natureza do Curso de Educação Intercultural da UFG.

Janael Ricetti

jricetti@gmail.com

Janael Ricetti

jricetti@gmail.com

Aracnologia, Biologia da Conservação, Educação Ambiental

Biólogo, mestre em Zoologia pelo Museu Emílio Goeldi e doutor em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ricetti é especializado em Aracnologia, com profundo interesse por animais brasileiros. Ele é pesquisador e consultor em fauna e Ecologia de Comunidades de Artrópodes e possui experiência no ensino superior e em Educação Ambiental, com atuação em projetos socioambientais e de conservação na Mata Atlântica e ecossistemas associados. Ele é um dos fundadores do Instituto Neotropical: Pesquisa e Conservação e atualmente tem trabalhado com turismo ecológico e científico.

Alexandre Lorenzetto

alexlorenzetto@gmail.com

Alexandre Lorenzetto

alexlorenzetto@gmail.com

Conservação da Natureza, Áreas Naturais Protegidas

Biólogo, mestre em Espacios Naturales Protegidos pela Universidade Autónoma de Madrid (UAM), Espanha. Ele é membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas (WCPA) da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), Grupo de Especialistas em Turismo em Áreas Protegidas. Pesquisador e consultor na mesma área de conhecimento, Lorenzetto participou de vários projetos de criação e avaliação de gestão de unidades de conservação no Brasil e América Latina. Vinculado ao Instituto Neotropical desde a sua criação, foi conselheiro fiscal e atualmente participa da diretoria exercendo o cargo de 1º Tesoureiro.

Manuela Dreyer da Silva

leladreyer@yahoo.com.br

Manuela Dreyer da Silva

leladreyer@yahoo.com.br

Governança Interativa, Diálogo de Saberes, Comunidades Tradicionais, Educação Ambiental

Bióloga, mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutora em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ela coordena e executa projetos socioambientais desde 2004 e tem experiência na área socioambiental e de educação, atuando com governança interativa, arranjos institucionais de gestão, diálogo de saberes e comunidades tradicionais. Também tem interesse em comunicação/divulgação científica. Manuela está vinculada ao Instituto Neotropical há dez anos e atualmente faz parte da diretoria ocupando o cargo de Vice-presidente.

Galiana Lindoso

gali.lindoso@gmail.com

Galiana Lindoso

gali.lindoso@gmail.com

Conservação da Natureza, Levantamento Vegetacional

Bióloga e mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB) e em Espacios Naturales Protegidos pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM), Espanha. Ela trabalha com visitação em Parques e com monitoramento de fluxo de pedestres e ciclistas em áreas naturais e urbanas. Galiana tem experiência em temas relacionados ao planejamento e uso público de unidades de conservação, levantamentos de vegetação, pagamentos por serviços ambientais e restauração de áreas degradadas. Vinculada ao Instituto Neotropical desde a sua criação, ela participa da diretoria exercendo o cargo de 2ª Secretária.

Carlos Rodrigo Brocardo

carlosbrocardo@hotmail.com

Carlos Rodrigo Brocardo

carlosbrocardo@hotmail.com

Interações Animal-Planta, Mastofauna, Biologia da Conservação

Biólogo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), mestre e doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Suas áreas de interesse incluem os efeitos das ações humanas sobre os mamíferos silvestres e suas interações ecológicas, destacadamente na Floresta Ombrófila Mista (=Floresta com Araucária). Atualmente, Brocardo trabalha com a mastofauna na Amazônia em seu projeto de pós-doutorado junto à Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); ele também faz parte da diretoria do Instituto Neotropical ocupando o cargo de 1ª Secretário.

Pedro Scherer Neto

pedroschererneto@yahoo.com.br

Pedro Scherer Neto

pedroschererneto@yahoo.com.br

Ornitologia, Conservação e Manejo de Aves

Engenheiro Agrônomo e mestre em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); biólogo honorário pelo Conselho Regional de Biologia do Paraná. Scherer-Neto foi presidente da Sociedade Brasileira de Ornitologia (SBO), do Clube de Observadores de Aves do Brasil (COA), do COA-PR e chefe do Museu de História Natural Capão da Imbuia. Ele coordenou e executou várias pesquisas e cursos em Ornitologia e um congresso da SBO. Também participou de vários comitês para conservação de espécies de aves ameaçadas no Brasil. Vinculado ao Instituto Neotropical desde a sua criação, ele exerce o cargo de conselheiro fiscal da Instituição.

Claudia Guimarães Steinicke

guimaraes.clau@gmail.com

Claudia Guimarães Steinicke

guimaraes.clau@gmail.com

Ecologia Vegetal, Ecologia de Paisagens, Diversidade Funcional de Plantas

Bióloga, mestre em Global Change Ecology pela Universidade de Bayreuth, Alemanha. Ela desenvolveu seu mestrado sobre o efeito da fragmentação e perda de hábitat sobre a diversidade funcional de plantas na Mata Atlântica, projeto feito em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) dentro do Projeto de cooperação entre o Brasil e a Alemanha BioCAPSP – Conservação da biodiversidade na Mata Atlântica. Atualmente, Claudia trabalha em seu projeto de doutorado pela Universidade de Leipzig, na Alemanha, sobre o efeito da biodiversidade em funções ecossistêmicas em gramíneas, em Jena Experiment, na Alemanha; também exerce o cargo de conselheira fiscal do Instituto Neotropical.

Marcio Uehara Prado

muprado@yahoo.com

Marcio Uehara Prado

muprado@yahoo.com

Monitoramento da Biodiversidade, Indicadores Biológicos, Artrópodes Terrestres

Ecólogo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre e doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ele tem experiência como consultor autônomo na área de indicadores biológicos e participou da implementação do programa de monitoramento da biodiversidade em unidades de conservação federais, atuando na seleção de alvos de monitoramento e estabelecimento de protocolos em diferentes ambientes. Uehara-Prado tem interesse na seleção de indicadores biológicos, monitoramento da biodiversidade, artrópodes terrestres, borboletas e conservação. Desde de 2010 ele é pesquisador associado ao Instituto Neotropical e atualmente faz parte do Conselho Científico da Instituição.

Fausto Nomura

fausto.fuzo@gmail.com

Fausto Nomura

fausto.fuzo@gmail.com

Ecologia de Comunidades e Comportamental, Métodos Quantitativos em Biologia da Conservação, Taxonomia e Sistemática de Anfíbios Anuros

Biólogo, mestre em Biologia Animal e doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Seus interesses incluem a Ecologia de Comunidades, a Ecologia Comportamental, os Métodos Quantitativos em Biologia da Conservação, a Ecomorfologia e a Evolução de Características Morfológicas, especialmente com anfíbios anuros no Cerrado e Mata Atlântica. Atualmente, Nomura é professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) junto ao Departamento de Ecologia e desde 2012 é pesquisador associado ao Instituto Neotropical: Pesquisa e Conservação.

Henning Steinicke

henning.steinicke@googlemail.com

Henning Steinicke

henning.steinicke@googlemail.com

Política de Conservação Nacional e Internacional, Proteção e Experimentação Animal

Biólogo, mestre e doutor pela University of Halle/Saale, Alemanha. Desde 2010, Henning é diretor científico sênior da German National Academy of Sciences Leopoldina, assessorando formuladores de políticas nacionais e internacionais. Também é membro da Comissão Permanente do Senado para Assuntos Fundamentais da Diversidade Biológica, da Comissão Permanente do Senado para Proteção e Experimentação Animal da Fundação Alemã de Pesquisa (DFG) e do comitê diretor da iniciativa Tierversuche verstehen (compreensão da experimentação animal), da Aliança Alemã de Organizações Científicas. Atualmente, Henning faz parte do Conselho Científico do Instituto Neotropical.

Andre Targa Cavassani

atcavassani@gmail.com

Andre Targa Cavassani

atcavassani@gmail.com

Restauração Florestal, Sucessão Ecológica, Conservação de Recursos Hídricos

Engenheiro Florestal, mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Conservação da Natureza, Florística, Sucessão Ecológicas, Restauração e Áreas Protegidas. Cavassani atualmente trabalha na The Nature Conservancy (TNC) no Brasil (Water Conservation Especialist) e desenvolve pesquisas aplicadas à restauração ambiental na Mata Atlântica e ecossistemas associados. Desde de 2010 ele é pesquisador associado ao Instituto Neotropical: Pesquisa e Conservação.

Eduardo Tieppo

eduardo.tieppo@ifpr.edu.br

Eduardo Tieppo

eduardo.tieppo@ifpr.edu.br

Bioinformática, Aprendizagem de Máquina, Comunicação Digital

Graduado em Sistemas de Informação, especialista em Gestão do Conhecimento e mestre em Bioinformática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, trabalha no Instituto Federal do Paraná (IFPR) e mantém pesquisas em Bioinformática e Aprendizagem de Máquina. Tieppo é especialista em comunicação visual, possui experiência em design digital, produção de material didático, mídias na educação e Educação a Distância. Desde 2016, ele tem colaborado com o Instituto Neotropical em temas relacionados à comunicação, estudos de soluções e inteligência artificial.

Anderson Correa Branco

profbio21@hotmail.com

Anderson Correa Branco

profbio21@hotmail.com

Educação Ambiental, Mastofauna

Biólogo, mestre em Biologia Animal (Zoologia) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Suas áreas de interesse incluem a mastofauna de médio e grande porte e a Educação Ambiental, temas que fazem parte de seu projeto de pesquisa de doutorado, atualmente desenvolvido na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Anderson possui experiência no ensino de nível médio, incluindo práticas laboratoriais em Ciências, da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ele faz parte do quadro permanente da Prefeitura Municipal de Campo Grande (MS) e também do Instituto Neotropical: Pesquisa e Conservação.

Flavia Duarte Ferraz Sampaio

flavia.d.f.sampaio@gmail.com

Flavia Duarte Ferraz Sampaio

flavia.d.f.sampaio@gmail.com

Direito Ambiental, Fisiologia Aplicada à Conservação de Peixes Marinhos

Bióloga pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), bacharel em Direito pela Universidade Vila Velha (UVV), mestre em Ciências Biológicas pela UFES e doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Flavia tem experiência na área de Direito Ambiental, com ênfase em Normas Jurídicas para Conservação e Manejo de Fauna Marinha. Ela também desenvolve pesquisas em fisiologia aplicada à conservação de peixes e à piscicultura marinha. Atualmente, é professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e pesquisadora associada ao Instituto Neotropical: Pesquisa e Conservação.

Guilherme de Toledo Figueiredo

figueiredoguidetol@gmail.com

Guilherme de Toledo Figueiredo

figueiredoguidetol@gmail.com

Herpetofauna, Ecologia e Monitoramento de Anfíbios e Répteis

Biólogo, mestre e doutor em Ciências Biológicas (Biodiversidade e conservação de hábitats fragmentados) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especializado em Herpetologia, com ênfase em ecologia de comunidades e monitoramento de anfíbios em paisagens fragmentadas. Ele é pesquisador e consultor autônomo em fauna e Ecologia de estradas em rodovias federais e estaduais brasileiras, atuando no monitoramento de animais atropelados e na mitigação dos atropelamentos. Atualmente, Guilherme é consultor do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) do Paraná e pesquisador associado ao Instituto Neotropical: Pesquisa e Conservação.

Caio Marinho Mello

caio.bio2009@hotmail.com

Caio Marinho Mello

caio.bio2009@hotmail.com

Anurofauna, História Natural, Ecologia e Bioacústica

Biólogo pela Universidade do Sagrado Coração (USC – Bauru), mestre e doutor em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Seus interesses incluem a bioacústica das espécies de anuros, a ecologia de comunidades e a história natural de anfíbios. Atualmente, Caio é membro do grupo de pesquisa Bioacústica, Ecologia e Comportamento Animal (BECA), do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Pinhais e pesquisador associado ao Instituto Neotropical: Pesquisa e Conservação.